Dicas de Durabilidade e Limpeza

Aço

Os tachos e frigideiras de aço tem grande durabilidade sem deformar. Concentra e retém maior calor, com cozimento em menor tempo, o que significa menor consumo de gás ou lenha. Pode-se cozinhar: carnes, peixes, aves, legumes, massas e etc…
É recomendado por médicos por serem mais saudáveis, e por adicionarem ferro à comida que neles se preparam. Lave bem antes de usar para retirar o óleo protetor e após cada uso, devem ser lavados com esponja de aço e sabão. Leve ao fogo para secagem total, unte com óleo de cozinha e guarde em lugar seco.

Cobre

O cobre é um mineral conhecido desde os tempos remotos e usado há muito tempo pelo homem. A principal vantagem é a economia no consumo de gás, pois o calor é distribuído de forma uniforme. Apenas não se deve deixar que a preparação esfrie na panela, para evitar o zinabre. Lave com esponja macia e detergente neutro, jamais use produtos abrasivos ou palha de aço.
Para obter um brilho extra: misture farinha de trigo, sal e vinagre, espalhe essa pasta sobre o tacho e deixe secar por uma hora, lave, enxugue e passe uma flanela macia.

Esmaltados

Também chamadas de panelas de ágata. A película esmaltada aplicada sobre o metal da panela deixa sua superfície lisa e facilita a limpeza. Se o esmalte for trincado devido a uma queda, a panela não deve ser mais usada. Não colocar a panela vazia no fogo e não usar produtos abrasivos na limpeza.

Inox

Os utensílios de aço inoxidável permitem inúmeras vantagens, como a melhor retenção do calor, resistência à corrosão e a durabilidade. Isento de toxinas, não prejudicando a saúde ao desprender resíduos em alimentos. É um material sofisticado que agrega requinte e elegância à cozinha. Outro benefício do aço inox é a facilidade de limpeza e praticidade. Na limpeza diária, utilize detergente ou sabão neutro, diluído no lado mais macio da esponja de cozinha para retirar a gordura. Enxágue abundantemente e seque com pano seco.